sábado, 11 de setembro de 2010

Notação numérica

"No musical script can ever be a faithful mirror of music"¹, "No
notation is a transparent representation of music [...] all notations
are a blend of conformance, complementation, and contest"²

A notação numérica é uma espécie de "tablatura musical em texto corrido", que indica com uma espécie de sistema de coordenadas cartesianas a posição das notas no braço dos instrumentos de corda trasteados [como o violão, a guitarra, o baixo elétrico, o cavaco, o bandolim, etc.]. O primeiro algarismo representa a corda. O(s) algarismo(s) seguinte(s) representa(m) a casa. Por exemplo: 52 significa corda 5 na casa 2, e 312 significa corda 3 na casa 12. Os números que terminam em 0 (como 10, 20, 30, etc.) indicam que a corda não deve ser pressionada em nenhuma casa, ou seja: deve ser tocada solta. De uma olhada na figura abaixo para certificar-se de que entendeu.

clique na figura para amplia-la

Quando necessário podemos indicar também os dedos da mão esquerda sobrescrevendo-os logo antes, e/ou os dedos da mão direita subescrevendo-os logo após. Por exemplo: ¹42p = dedo ¹ da mão esquerda na corda 4, na casa 2 e dedilhado com o dedo p da mão direita. Podemos ainda indicar acordes ou notas melódicas que devam ser tocadas ao mesmo tempo colocando-as entre colchetes [ ]. Veja:

Exemplos de Acordes: C6⁹ = [¹42p ²32i ³23m ⁴13a], G7⁹ = [²43p ¹32i 20m ⁴13a], G713 = [¹43p ²34i ³24m ¹13a], C7⁹ = [¹42p ²33i ³23m ⁴13a], F6⁹ = [²43p ¹32i ³23m ⁴13a], Fm67M = [³43p ¹31i ⁴23m 10a].

Trecho de Ode à Alegria (Bethoveen): [40p ²12a] ¹32i ²12a ¹32i [40p ²13a] ¹32i ⁴15a ¹32i [50p ⁴15a] 30i ²13a 30i [50p ¹12a] 30i 10a 30i [50p ²23a] ³44i ²23a ³44i [50p 10a] ³44i ¹12a ³44i [50p ⁴12a] ³42i 30m ³42i [50p 10a] ³42i 30m ³42i [40p ²12a] ¹32i ²12a ¹32i [²53p ³13a] ¹32i ⁴15a ¹32i [¹52p ⁴15a] 30i ²13a 30i [¹51p ²12a] 30i 10a 30i [50p ²23a] ³44i ²23a ³44i [50p 10a] ³44i ¹12a ³44i [50p 10a] ³42i 30m ²23a [50p ³44i ¹32m ²23a]

A vantagem deste sistema é o fato de sua escrita ser mais compacta e em texto corrido, o que facilita a difusão de músicas e exercícios editáveis por meios digitais, já que as quebras-de-página e incompatibilidades de fonte e formatação comprometem a utilização de tablaturas tradicionais³. A desvantagem é que ele não indica o ritmo, a duração das notas, mas quando a melodia já é conhecida previamente pelo executante isso deixa de ser um problema.

A música não está no papel: ela só existe enquanto executada. Por isso ela é, como dizem, a mais efêmera das artes. Nenhum tipo de notação musical é 100% eficaz em traduzir sons musicais - nem mesmo a partitura. Assim, qualquer que seja o sistema de escrita ele estará sempre associado à capacidade do leitor de deduzir os outros aspectos do texto musical. Enfim, cada caso nos sugere o tipo mais prático de notação.

Até onde eu sei, o sistema se resume em números de dois dígitos (corda e casa). As indicações de dedos (sobrescrito à esquerda e subscrito à direita) eu costumo utilizar às vezes como auxílio à didática do instrumento. Ainda desconheço a origem deste sistema. Quando e quem dispensou as linhas da tablatura e resolveu escrevê-la em texto corrido? Caso alguém o saiba, compartilhe conosco postando um comentário.

Referências:
¹ SACHS, Curt apud NETTL, Bruno. The study of Ethnomusicology: thirty-one issues and concepts. University of Illinois Press, 2005, p.76.
² COOK, Nicholas. Analysing Musical Multimedia. New York : Oxford University Press, 1998, p. 268.
³ Como a tablatura é escrita com linhas simultâneas representando as cordas, ao chegar no limite da caixa de texto a quebra-de-texto automática desorganiza a pauta. Além disso, para que a sequência das notas seja bem compreendida a fonte utilizada na tablatura deve ser mono-espaçada, ou seja, todos os caracteres devem ter a mesma largura (exemplos: courier, lucida console, freemono).