Música, educação e afins

Música é um fenômeno social, que pode nos aproximar de determinadas pessoas e nos afastar de outras. Isto porque usamos música para compartilhar sensações e emoções, para transmitir valores e ideais com os quais nos identificamos. Deste modo, nem sempre é gratuito gostar (ou não) de determinada música, estilo, ou gênero musical; nosso gosto musical por muitas vezes tem origem, direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente, nas relações sociais que estabelecemos (ou que os outros estabelecem conosco).

Palitos de Sorteio (Som & Silêncio)



Os palitos de Som & Silêncio funcionam como uma ferramenta de sorteio (como dados, moedas, ou mesmo os dedos das mãos em pedra, papel ou tesoura). O que difere esta de outras ferramentas de sorteio é o fato de que elas foram especialmente idealizadas para gerar resultados rítmicos nas mais variadas métricas que podemos obter com até 8 pulsos (palitos).

Para jogar, escolha uma quantidade de pulsos (de 1 à 3, de 1 à 4, de 1 à 8, etc.). Agrupe os palitos na mão e solte-os a uma certa distância de uma superfície plana, de forma que atinjam-na em pé e caiam deitados (como na figura acima). Os palitos que caírem com os números virados para cima representarão pulsos de som, e os que caírem com os números virados para baixo representarão os pulsos de silêncio.

A seguir, algumas sugestões de jogo:

Contagem: Organize uma roda com jogadores individuais, duplas ou grupos para uma competição. Cada jogador, dupla ou grupo deverá sortear um padrão rítmico de sons e silêncios com os palitos e, após organizá-los, deverá abrir uma contagem inicial ("um, dois, três e...") para então contar em voz alta os palitos que estiverem viradas para cima, e em silêncio os que estiverem viradas para baixo. Realizando corretamente a contagem de pulsos de sons e silêncios por pelo menos 4 vezes consecutivas e ininterruptas, o jogador (ou grupo) pontua a quantidade de palitos multiplicada por 3. Ao deixar escapar uma contagem em voz alta de algum palito que estiver com o número virado para baixo, o jogador (ou grupo) tem mais duas chances. Caso acerte na segunda chance, a quantidade de palitos é multiplicada por 2. Acertando na terceira e última chance a quantidade de pontos equivale apenas à quantidade de palitos.

Palma-Erra ou Palma-Dedo: A primeira variação do jogo consiste na substituição da contagem por palmas, que deverão ser tocadas em cada palito que cair com o número virado para cima, e "erra" (mãos que se cruzam sem bater palmas) ou "dedo" (tocar a palma de uma mão com a ponta do dedo indicador da outra) a cada palito que cair com o número virado para baixo. A contagem dos pontos segue a mesma lógica da versão anterior. Nesta variação do jogo os movimentos de "erra" ou de "dedo" servem não apenas para os jogadores contarem os pulsos de silêncio, mas para que os perceberem de fato, visual e cinestesicamente. A partir desta variação os jogadores podem jogar com até 16 palitos, e sortear com um dado o número de vezes a repetir cada sequência de palitos.

Adivinhe a combinação: A segunda variação do jogo (e a mais divertida na minha opinião), trabalha também a percepção auditiva dos participantes e deve ser realizada preferencialmente em grupo. São necessários dois jogos de até 8 palitos cada (um para o grupo desafiante e outro para o grupo desafiado). Após organizados dois grandes grupos, o grupo desafiante elabora uma sequência de palma-dedo com os palitos de sorteio (de 4 a 8 palitos) e um dos participantes a executa após uma contagem inicial ("um, dois, três e...") enquanto os outros formam uma parede humana, para que o grupo desafiado não consiga ver, apenas escutar. O desafiado pode pedir que o desafiante execute a sequência por mais duas vezes (totalizando um máximo de 3 chances). O grupo desafiado ganha um ponto se acertar a sequência de palitos do desafiante e o desafiante ganha um ponto se o desafiado errá-la.

Mais adiante, esta ferramenta de sorteio pode ser usada em outros jogos combinando os ritmos sorteados à sequências de notas musicais (alturas), para formar melodias aleatórias. Neste nível os jogadores exercitam a coordenação motora diretamente em um instrumento, além da inteligência musical de um modo geral ao relacionar os dois parâmetros (altura e duração) de uma só vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário