Música, educação e afins

Música é um fenômeno social, que pode nos aproximar de determinadas pessoas e nos afastar de outras. Isto porque usamos música para compartilhar sensações e emoções, para transmitir valores e ideais com os quais nos identificamos. Deste modo, nem sempre é gratuito gostar (ou não) de determinada música, estilo, ou gênero musical; nosso gosto musical por muitas vezes tem origem, direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente, nas relações sociais que estabelecemos (ou que os outros estabelecem conosco).

Meu ritmo de 8 tempos



Esta é uma atividade orientada para turmas a partir do 3º ano [faixa etária: 8+], que envolve as noções de som versus silêncio, e os conceitos de grave, médio e agudo, através da percussão corporal. Por isso, envolve também o desenvolvimento da coordenação motora de mãos e pés. Os alunos precisarão de lápis de colorir, tesoura e cola. Ao final, os trabalhos podem ser reunidos em uma ou mais cartolinas, para exposição (em sala ou nos corredores da escola).

1) Recorte cada figurinha e cada faixa para os alunos previamente para que eles possam utilizar um tempo da aula criando e tocando os ritmos. Inicialmente cada aluno receberá um conjunto com 16 figurinhas (4 de cada), o que significa que cada uma das duas paginas a seguir fornecerá material para 3 alunos.

2) Oriente seus alunos a colorir as figurinhas com um colorido bem bonito. ATENÇÃO: as figuras iguais devem ser coloridas com as mesmas cores (à escolha do aluno), para facilitar a leitura e a execução do seu ritmo. Todas devem ser coloridas, pois ao final eles poderão ficar com as restantes para brincar de “bafão” (ou “tapão”).

3) Conforme forem terminando, os alunos deverão combinar suas figurinhas para formar um ritmo interessante contendo 8 tempos, dentre timbres corporais e/ou silêncios; para então treiná-lo e mostrá-lo ao professor. Cada aluno deverá treinar bastante o seu ritmo até ser capaz de realizá-lo por 4 vezes consecutivas, ininterruptas e em um pulso regular.

4) Após um aluno realizar seu ritmo, o professor deverá registrar a sequência de timbres e silêncios nos quadros de uma faixa e entregá-la ao aluno para que ele possa preencher o cabeçalho e colar as figurinhas na ordem registrada. Oriente os alunos a utilizarem pouca cola [branca] para não enrugarem o papel, além de tomarem cuidado para não borrar o colorido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário