Sobre o autor

David Rangel Diel de Carvalho Martins, ou "Foca", é músico licenciado (2009) e mestre em musicologia (2012) pela UFMG. Foi violonista de choro e samba, e baixista de rock independente, no cenário belorizontino durante os anos de sua formação acadêmica. Atualmente é músico freelancer, pianista do Quinteto Bravíssimo e tecladista do Felipe Gnomo Trio.

 

Currículum Vitæ

Formação Acadêmica

2010 à 2012: Mestrado em Música pela UFMG. Título da dissertação: Improvisação no choro segundo chorões: uma revisão de valores e significados que permeiam os processos de ensino e aprendizagem dessa habilidade. Orientadora: Profª Drª Heloísa Faria Braga Feichas. Monitor bolsista pela CAPES/REUNI em cursos de graduação da Escola de Música da UFMG, nas disciplinas Fundamentos de Harmonia (ministrada pelo professor Cliff Korman) e Laboratório de Criação (ministrada pelo professor Kristoff Silva), de 2011 à 2012.

2005 à 2009: Graduação/Licenciatura em Música pela UFMG. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq de 2007 à 2009 no projeto "Processos de Ensino e Avaliação da Apreciação, Composição e Performance Musicais", sub-projeto "Elaboração da Matriz Programática do vestibular de Música da UFMG de 2001 à 2008", e na elaboração do artigo "A pergunta não respondida: avaliação da apreciação musical no Vestibular da UFMG", publicado em 2008 nos anais do XVII Encontro Nacional da ABEM. Orientadora: Profª Drª Cecília Cavalieri França.

Formação Técnica e Complementar

2016: Seminário de Educação Musical: Música e Corporeidade na Educação Musical. Carga horária total: 24h. Conteúdo mais relevante: Oficina Corpo e expressividade nos processos de musicalização (Ministrante: Jussara Fernandino); Oficina Percussão corporal e jogos na educação (Ministrante: Carlos Geovanne Nunes Sassá); Palestra: Além do cantar: Música e movimento na pedagogia Kodály (Palestrante: Walênia Marília Silva);

2013: Oficina de Música Corporal do Grupo Barbatuques. 03 de agosto de 2013. Local: Ponto da Dança, Belo Horizonte MG.

2010: V Festival Nacional do Choro, pela Escola Portátil de Música. Oficina de Pandeiro. Belo Horizonte MG.

2009: XVIII Semana da Iniciação Cientifica, pela UFMG. Tipo de participação: Pôster. Título: Elaboração da Matriz Programática do Vestibular da Escola de Música da UFMG. Belo Horizonte MG.

2008: Simpósio Internacional de Educação Musical Swanwick no Brasil. Tipo de participação: Auxiliar Técnico da Comissão Organizadora, e Ouvinte. Belo Horizonte MG.

2008: XVII Encontro Nacional da ABEM. Tipo de participação: Apresentação Oral; Título: A pergunta não respondida: avaliação da apreciação musical no Vestibular da UFMG. São Paulo SP.

2008: IV Festival Nacional do Choro, pela Escola Portátil de Música. Oficina de Violão, Oficina de Arranjo e Camerata. São Pedro SP.

2008: XVII Semana da Iniciação Científica, pela UFMG. Tipo de participação: Pôster. Título: A pergunta não respondida: avaliação da apreciação musical no Vestibular da UFMG. Belo Horizonte MG.

2007: III Festival Nacional do Choro, pela Escola Portátil de Música. Oficina de Violão e Prática de Grupo (Camerata). São Pedro SP.

2002-2004: Curso Técnico de Violão (não concluído) pelo Conservatório de Música de Niterói, com a profª Valéria Gomes.

Produção bibliográfica

Clique na imagem para ler online
e/ou fazer download do livro em PDF

MARTINS, David Rangel Diel de Carvalho. Improvisação no Choro Segundo Chorões: Uma revisão de valores e significados que permeiam os processos de ensino e aprendizagem dessa habilidade. Dissertação de Mestrado. 2012. Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFMG. Belo Horizonte. Revisada e adaptada para Livro: ISBN 978-3-639-89985-6. Novas Edições Acadêmicas Ed., 2013.

DIEL, David; FRANCA, Cecília Cavalieri. A pergunta não respondida: avaliação da apreciação musical no Vestibular da UFMG. In: XVII Encontro Nacional da ABEM, 2008, São Paulo. in: Anais do XVII Encontro Nacional da ABEM, 2008. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1u5Mq2yZ0SD3PdRuy9I1iGx-JVBPIEBhN/view.

Citado em

AMADO, Paulo Vinícius. A expressividade no Choro: um estudo a partir de perspectivas da Etnomusicologia e da Fenomenologia. Belo Horizonte (MG), 2014. Dissertação (Mestrado em Música), Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.

ANGELEAS, Victor Moreira. Bandolim improvisado: a construção do estilo de improvisação de Jacob do Bandolim, Luperce Miranda, Joel Nascimento e Armandinho Macedo. Brasília, 2019. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasilia.

ARAÚJO, Larena Franco de. Dante Santoro (1904-1969): trajetória e estilo interpretativo do flautista líder do Regional da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), 2014. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

AZEVEDO, A. S. de. A cena atual do choro em Aracaju: discursos e identidades. Salvador (BA), 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia.

CERQUEIRA, Denize Rodrigues. Modelo de Improvisação de Zé Bodega no Choro, Baseado nos Conceitos de Horizontalidade e Verticalidade de George Russell. Rio de Janeiro (RJ), 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

COSTA, Rodrigo Heringer. Vibrafonistas no choro e seus processos de formação: mediações e algumas contribuições à educação formal. Rio de Janeiro (RJ) 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

DEGI, Miriã Machado Cassol. A aprendizagem da improvisação musical no choro: um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba. Curitiba, 2020. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Paraná.

GOUVEIA, Roberta Alves. Certificação de Habilidade Específica: perspectivas de professores e estudantes do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia (MG), 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós Graduação em Artes, Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia.

GONÇALVES, Rafael. Individualidade, Narratividade e Interação em Música Popular Improvisada. Juiz de Fora (MG) 2017. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens). Universidade Federal de Juiz de Fora.

MATEUS, M. O comportamento do violonista Dino Sete Cordas em diferentes contextos de atuação no choro. Espanha, 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidad de Valladolid (UVA).

SANTOS, Eduardo Gonçalves dos. Aprendizado e desenvolvimento da improvisação da clarineta no choro: estudo realizado com quatro clarinetistas brasileiros da atualidade. Salvador, 2018. Tese (doutorado). Universidade Federal da Bahia.

SILVA, Ricardo Costa Laudares. Ensino e aprendizagem de improvisação em um
curso superior de Música. Belo Horizonte, 2013. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais.

Produção Técnica

DAVID, Batuta Escola de Música. "#1 Parabéns!!!" - roteiro e edição de videoaula pública gratuita disponibilizada no Youtube desde 22 de março de 2020. Link: https://youtu.be/sjpf20OwEBA

DAVID, Batuta Escola de Música. "#2 Alturas" - roteiro e edição de videoaula pública gratuita disponibilizada no Youtube desde 29 de março de 2020. Link: https://youtu.be/bV-M8gRsGhw

DAVID, Batuta Escola de Música. "#3 Métrica" - roteiro e edição de videoaula pública gratuita disponibilizada no Youtube desde 06 e abril de 2020. Link: https://youtu.be/jFbJ25OaClU

DAVID, Batuta Escola de Música. "#4 Intervalos" - roteiro e edição de videoaula pública gratuita disponibilizada no Youtube desde 12 de abril de 2020. Link: https://youtu.be/3hb08e9umkA

DAVID, Batuta Escola de Música. "#5 Acordes" - roteiro e edição de videoaula pública gratuita disponibilizada no Youtube desde 19 de abril de 2020. Link: https://youtu.be/m46_jShZmlM

DAVID, Batuta Escola de Música. "#6 Tríades" - roteiro e edição de videoaula pública gratuita disponibilizada no Youtube desde 26 de abril de 2020. Link: https://youtu.be/Tls0pXyxXdY

DAVID, Batuta Escola de Música. "#7 Escalas" - roteiro e edição de videoaula pública gratuita disponibilizada no Youtube desde 03 de maio de 2020. Link: https://youtu.be/sNMjxC8QTvg

Atuação Profissional

jan/2019 à atualidade: Músico Freelancer tecladista/pianista) de música cerimonial (casamentos).

out/2018 à dez/2019: Professor de música pela Espaço Arte em oficinas oferecidas gratuitamente pelo CRAS de Resende Costa.

2017 à 2019: Integrante (tubista) da Banda Santa Cecília em Resende Costa.

fev/2014 à dez/2016: Professor efetivo da rede municipal de Itabirito (MG); lecionou música para turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Laura Queiroz, na Escola Municipal de Acuruí e na Escola Municipal José Ferreira Bastos.

jan/2015 à dez/2015: Professor de Violão e Musicalização na BangalÔEscola de Música, em Belo Horizonte-MG.

mar/2013 à jan/2015: Professor de Musicalização e Iniciação ao Violão do Colégio Santa Maria Coração Eucarístico.

fev/2014 à abr/2014: Professor de Musica para turmas de Educação Infantil 4 e 5, e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, nas unidades Santa Amélia, Lourdes, Alípio de Melo, do Coleguium Rede de Ensino.

mai/2013 à jul/2013: Professor de Musica para turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, no Colégio Los Angelos (IPLAS), da Rede Pitágoras.

dez/2012 à mai/2013: Integrante (violonista) do Grupo Nó na Gravata, de samba em Belo Horizonte.

set/2012: Professor substituto de Musicalização e Prática de Conjunto, no Projeto Cariúnas.

set/2011 à mar/2012: Integrante (baixista) da banda Ora Pro Nobis, de música mineira autoral.

jul/2010 à dez/2010: Professor de violão na Escola de Música Teclado, em Itaúna-MG.

out/2009: Produtor executivo (junto à Marta Amélia) e músico no show do Trio Rapa do Tacho.

2008 à 2010: Integrante (violonista/baixista) e co-fundador do Trio Rapa do Tacho, de samba tradicional.

2008 à 2010: Integrante (baixista) da banda Local-Z, de indie rock autoral.

2007 à 2008: Integrante (violonista) do Grupo Baú du Maracah, de samba tradicional.

2007: Assistência de produção em turnês nacionais pela BangalÔProduções (turnê de lançamento do cd Juá de Juarez Moreira; e turnê do espetáculo infantil Catibiribão, de Sílvia Negrão).

2006 à 2013: Experiência com música ao vivo em eventos públicos e particulares, bares e restaurantes de Belo Horizonte.

2002 à atualidade: Experiência docente no ensino particular de violão, teoria e percepção musical para o público jovem e adulto.

Produção artístico/cultural relevante

23 de outubro de 2011: Gravação de DVD ao vivo da Banda Ora Pro Nobis, no Teatro Inhotim. Brumadinho MG. Integrantes: Igor Ribeiro (vocal e violino), Juliano Torres (guitarra), Carlos Discacciati "Disca” (vocal e violão), David Diel (baixo) e Tom Pablo (bateria e percussão).

28 de agosto de 2010: Palestrante e músico de apoio (violonista 7 cordas) do Grupo Cariúnas, no Projeto "Ao Mestre com Carinho", promovido pela Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro Cultural São Bernardo. Belo Horizonte, MG.

18 de outubro de 2009: Show do Trio Rapa do Tacho no Teatro Cariúnas, em Belo Horizonte MG. Integrantes: Reginaldo Costa (voz, cavaco, viola caipira e percussão), David Diel (voz, violão e percussão) e Alexandre Cruz (voz e percussão). Participações especiais: Alex 7 Cordas (violão), Marcela Nunes (flauta) e Daniel Angoleiro (percussão). Coordenação: Tânia Cançado; Produção: Marta Amélia e David Diel; Direção do Teatro: Tércia Cançado; Técnico de Luz: Anderson Costa; Técnico de Som: Luiz Oliveira.

18 de outubro de 2009: Gravação de DVD ao vivo da Banda Local-Z no Teatro Manoel Franzen de Lima, em Nova Lima MG. Integrantes: Tiago Gomes (leadvocal e guitarras), Gabriel Murilo (backvocal, guitarras e teclado), David Diel (backvocal e baixo) e Tom Pablo (bateria). Instituição promotora: Prefeitura Municipal de Nova Lima (Projeto Nova Lima Talento e Arte).

8 de dezembro de 2007: Apresentação do Grupo Feijão com Pedra, de choro tradicional, pelo Projeto BH no Choro, em comemoração aos 110 anos de Belo Horizonte. Integrantes: Alaécio Martins (trombone), Marcela Nunes (flauta), Jonas Vitor (saxofone tenor), David Diel (violão 6 cordas), Sérgio Lacerda (violão 7 cordas), Eduardo Macedo (cavaco), Pedro “Trigo” Santana (contrabaixo acústico), Tarcísio Braga (caixa clara e cymbal) e Matheus Bahiense (pandeiro).

21 de julho 2003: Recital de violão Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói (RJ), pelo projeto Jovens Talentos do Conservatório de Música de Niterói.