Música, educação e afins

Música é um fenômeno social, que pode nos aproximar de determinadas pessoas e nos afastar de outras. Isto porque usamos música para compartilhar sensações e emoções, para transmitir valores e ideais com os quais nos identificamos. Deste modo, nem sempre é gratuito gostar (ou não) de determinada música, estilo, ou gênero musical; nosso gosto musical por muitas vezes tem origem, direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente, nas relações sociais que estabelecemos (ou que os outros estabelecem conosco).

Pinte as teclas pretas



Esta atividade é orientada para alunos a partir do 2º ano (ou 1ª série), e visa trabalhar o automatismo dos nomes de notas e suas posições uma em relação à outra através da figura de um teclado. Implicitamente os alunos podem também assimilar a posição dos sustenidos e bemóis para mais tarde compreendê-los em uma atividade especialmente voltada para o assunto.

Os alunos podem colorir as teclas com uma só cor, ou agrupamentos de duas com uma cor e agrupamento de três com outra, ou ainda colorir livremente (mas apenas as teclas pretas). Após realizarem a atividade, o professor pode recortar as tirinhas com os teclados coloridos e cabeçalhos preenchidos pelos alunos, e colá-las em uma cartolina para exposição, na sala ou nos corredores da escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário