quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Quem vem depois de quem


Esta brincadeira é uma parlenda com jogo de mãos ao estilo de passa-manteiga, que trabalha o automatismo dos nomes de notas musicais e suas posições uma em relação à outra por ordem de altura. Para jogarem, os participantes devem estar posicionados em roda com as palmas das mãos viradas para cima e com a esquerda por cima da direita do colega ao lado. Então todos cantam juntos o refrão passando as palmas como na brincadeira passa-manteiga (batendo a sua mão direita na mão direita do colega que estará por cima da sua mão esquerda, em sequencia, rodando em sentido horário).


O aluno que receber o tapa na mão ao final do refrão (quando cantamos "tem") deverá dizer o nome de qualquer nota ao mesmo tempo em que bate com a mão direita na mão direita do próximo, que estará à sua esquerda. Este por sua vez fará o mesmo com o participante ao lado, dizendo o nome da próxima nota em ordem crescente de altura.

Saem do jogo 1) aqueles que erram a ordem (dizendo a nota errada), ou 2) aqueles que recebem o tapa e falam junto com quem está batendo, ou ainda 3) aqueles que batem a palma sem concomitantemente falar o nome da nota seguinte.

Ao final, quando restarem apenas dois, uma mão de cada participante bastará para trocarem palmas (um batendo de cima pra baixo e outro recebendo com a palma virada pra cima). Se não errarem após 3 oitavas (a partir da primeira nota dita), os dois últimos empatam.




Observações: 1) As notas musicais devem ser ditas pelos participantes em um pulso regular e quanto mais rápido for o antamento instituído mais será exigido, obviamente, do reflexo e do raciocínio dos participantes. 2) Quando não convir tirar aqueles que errarem (quando houverem poucos participantes por exemplo), o professor pode estabelecer um placar de erros, onde quem terminar com menos erros vence.


Variação nº1 (quem vem "antes" de quem): rodando ao contrário (sentido anti-horário) com as mãos invertidas (esquerda por cima), os participantes dizem os nomes das notas em ordem decrescente de altura.

Variação nº2 (escalas): os participantes deverão estipular uma tonalidade e realizar a escala (sequência de notas) com as alterações (sustenidos ou bemóis) que forem devidas.