quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Sorteio Rítmico


Estas fichinhas funcionam como uma ferramenta de sorteio (como dados, moedas, ou mesmo os dedos das mãos em "par ou impar", ou "pedra, papel e tesoura"). O que difere as fichas destas outras ferramentas de sorteio é o fato de que elas foram especialmente idealizadas para gerar resultados rítmicos nas mais variadas métricas que podemos obter com até 16 pulsos (fichas). Para jogar, destaque as fichas de sorteio e escolha uma quantidade de pulsos (de 1 à 3, de 1 à 4, de 1 à 8, etc.). Depois chacoalhe as fichas escolhidas com as mãos (como fazemos com dados), ou com o auxílio de um copo de plastico, e despeje-as sobre uma mesa ou sobre o chão para então organizá-las por ordem de contagem. Aquelas que caírem com os números virados para cima representarão pulsos de som; e as que caírem viradas para baixo, os pulsos de silêncio. A seguir, uma sugestão de jogo:

Contagem (2 ou mais jogadores): Organize uma roda de até 8 jogadores individuais, ou grupos para uma competição. Cada jogador ou grupo deverá sortear um padrão rítmico com as fichas e, após organizá-las, abrir uma contagem inicial ("um, dois, três e...") para então contar(em) em voz alta as fichas que estiverem viradas para cima e em silêncio as fichas que estiverem viradas para baixo. Realizando corretamente a contagem de pulsos de sons e silêncios por pelo menos 4 vezes consecutivas e ininterruptas, o jogador (ou grupo) pontua a quantidade de fichas multiplicada por 3. Ao deixar escapar uma contagem em voz alta de alguma ficha que estiver virada para baixo, o jogador ou grupo tem mais duas chances. Caso acerte na segunda chance, a quantidade de pulsos é multiplicada por 2. Acertando na terceira e última chance a quantidade de pontos equivale à quantidade de fichas.

Você pode produzir o jogo artesanalmente, com palitos de picolé. Você vai precisar de um alicate de corte, uma caneta preta, lápis de cor ou giz de cera, uma régua e palitos de picolé (com 1 palito você faz 8 fichas). Divida o(s) palito(s) em seções de 1 cm utilizando a régua e depois corte-as com o alicate. Então, os próprios alunos podem escrever os números e colorir uma das faces do palito e deixar a outra em branco.


Mas se preferir, você também pode produzí-lo com impressão a laser direta em folhas de PVC, tendo assim apenas o trabalho de cortar as fichas.