sexta-feira, 17 de julho de 2015

Batalha de labirintos na lousa interativa



A atividade do Labirinto Musical consiste em descobrir e traçar o caminho de uma extremidade à outra, através dos nomes das notas musicais, em ordem crescente ou decrescente de graus conjuntos. Trata-se de exercitar o automatismo dos nomes das notas musicais e de suas posições, uma em relação à outra. Elaborei-a há pouco mais de um ano (em meados de 2014), já com diversos níveis e acrescentei a cada Labirinto uma figura para colorir, tal como nos exemplos que se seguem:


A ideia de associar as figuras foi uma solução simples para alguns problemas bastante previsíveis, como a necessidade de despertar mais o interesse dos alunos na atividade e consequentemente no comprometimento destes em caprichá-la, deixá-la bonita. Além disso, auxilia bastante o professorem administrar melhor o tempo que diferentes alunos levam para realizar o labirinto (em outras palavras, serve de distração para os alunos que forem terminando o labirinto e não ficarem atoa enquanto outros não terminam).

No entanto, com o passar do tempo, reparei que enquanto alguns alunos apresentavam maior expectativa com o desenho a ser colorido, outros entusiasmavam-se tanto com o labirinto em si, que dispensavam o desenho ou coloriam-no de qualquer jeito, terminando a tarefa em até menos de 5 minutos para que eu logo lhes desse outra. Mas como esta é uma atividade que venho realizando em turmas do 1º ao 5 º ano do ensino fundamental, o volume de impressões que eu preciso ter à mão começou a tornar-se um inconveniente.

Buscando solucionar este problema, deparei-me na internet com esta ideia de colocar as folhas dentro de um plástico protetor para pastas catálogo onde os alunos poderiam realizá-las diversas vezes com pincéis atômicos (figura a baixo). Funciona bem para turmas pequenas, mas a economia com as folhas seria bem menor que o gasto com os pincéis (mesmo os recarregáveis) que seriam usados em várias turmas com 20 a 30 alunos cada.


Esta semana experimentei realizar o Labirinto Musical na lousa interativa. O retorno foi bastante positivo por parte dos alunos. Enquanto um ou dois de cada vez realizavam a atividade no quadro o restante da turma traçava o caminho visualmente corrigindo ou antecipando o traçado dos participantes. O clima de disputa para ver quem realizava o labirinto primeiro apimentou bastante a atividade e criou expectativa, transformando alunos alheios e desatentos em expectadores, que logo transformaram-se em torcedores.


Para realizar a Batalha, abra duas janelas independentes (uma com o arquivo original e outra com uma cópia). Com os participantes inicialmente virados de costas para a lousa, você pode selecionar os labirintos às vistas de todos, o que gera bastante a ansiedade e a expectativa dos participantes a partir das reações da "torcida" com comentários do tipo "Nossa! Agora é nível 4! Vai ser mais difícil!" Depois é só dar a largada e se divertir com seus alunos...



Caso você (professor) não tenha acesso à uma lousa interativa apenas baixe o arquivo PDF a seguir e projete-o no quadro branco.