Eu devia ter feito uma postagem sobre esse baralho na época em que eu usei ele em sala, mas fiquei devendo. Então, aí vai. A idéia deste material era a de servir como uma espécie de baralho didático multiuso, ou seja multipropósito, onde os jogadores podem aprender e exercitar conhecimentos musicais diversos com um único material.
Da mesma forma que o baralho tradicional com números e naipes serve para se jogar vários jogos diferentes, este baralho musical pode servir a jogos voltados para o estudo das alturas, harmonia, enarmonia, organologia, ou outros parâmetros musicais dependendo da criatividade do professor.
Pode ser jogado como buraco ou canastra por exemplo, onde as sequências são definidas por modelos de escalas e/ou acordes combinados previamente ao início do jogo. Ou então pode ser jogado como dominó, onde os jogadores vão dispensando duas cartas em uma fila comum.
O baralho pode ser usado também como Jogo da Memória, por exemplo, onde todas as cartas são organizadas em grade com a face para baixo e o objetivo seria virar cartas de instrumentos da mesma família organológica, enfim, vai da criatividade do professor.
O arquivo PDF a seguir contem duas páginas em formato A3, a primeira contendo o baralho a que me referi durante toda postagem, colorido e com várias figuras de instrumentos musicais, e a segunda contendo um outro baralho, mais simples, em preto e branco, focado apenas nas alturas, com uma ilustração da nota no pentagrama.
(download)